Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/0/3f/f3/maybe/public_html/blog/wp-includes/pomo/streams.php on line 109
Maybe Not » Além das ondas da AM/FM
Por uma relação mais verdadeira no espetáculo do futebol
10 de May de 2012 – 14:04 | 4 Comentários

Nada contra o merchandising, longe disso. Mas acho que a Brahma poderia explorar de maneira muito menos grotesca do que essa. Estampar a logomarca na bandeira estendida pela torcida de forma a chamar mais à …

Leia todo o texto »
Cultura

Economia

Mídia

Política

Tecnologia

Home » Tecnologia

Além das ondas da AM/FM

Submitted by Diogo on 9 de November de 2007 – 15:1167 Comments
Além das ondas da AM/FM

As transmissões de rádio continuam analógica, mas, cada vez mais, aumenta o número de consumidores que passam a explorar o rádio digital em toda a sua plenitude – Rádio Online, Rádio por Satélite, HD Rádio e áudio podcasting, de acordo com estudos de marketing da Arbitron e da Edison Media Research.

A transmissão em AM/FM continua a ter um significante impacto na vida das pessoas dos EUA, conforme o demonstrado pela pesquisa “The Infinite Dial 2007: Radio’s Digital Platforms” (O Dial Infinito 2007: As Plataformas do Rádio Digital).

O estudo perguntou aos consumidores o grau de impacto que as diferentes formas de transportar o rádio digital causam em suas vidas. Cerca de vinte por cento (19%) afirmaram que o rádio causa um forte impacto. Perdendo apenas para os telefones celulares (35%).
Rádio no celular

Aqueles que escutaram o rádio em plataformas digitais, não gastaram menos tempo escutando na forma analógica. Quase todos os participantes do estudo com idade acima de 11 anos tiveram, em média, 2h e 37 minutos por dia nas rádios AM/FM, comparado com 2h e 45 minutos por dia no formato digital (escutaram na Internet no último mês, inscreveu-se com canais de satélite ou escutaram podcast).
Rádio digital e AM/FM

A audiência de rádio na Internet permaneceu estabilizada no último ano, estimada em 29 milhões: destes, 11% é da população norte-americana acima dos 11 anos escutaram rádio na Internet na última semana; em torno de 16% das pessoas de 18 aos 34 anos, e 14% dos 18 aos 49 anos também o fizeram.

49 milhões de ouvintes

49 milhões de ouvintes

A aquisição de aparelhos de MP3 e iPods pelo mercado continua a aumentar: 30% dos norte-americanos acima dos 11 anos possui um iPod ou outra espécie de aparelho de MP3, mais que os 22% em 2006 e dos 14% em 2005. Mais da metade (54%) da idade dos 12 aos 17 anos possui um aparelho de rádio digital.

Menos de 10%, afirmaram que gastaram menos tempo com o rádio por causa dos aparelhos de MP3/iPod: 70% dos norte-americanos acima dos 11 anos não possuem aparelhos de MP3/iPod, e 15% dizem que não muda a maneira de escutar ao rádio; 9%, porém, responderam que estão escutando menos o rádio por causa dos aparelhos de MP3/iPod.

O conhecimento sobre as novas plataformas de rádio digital não tem mudado no último ano, de acordo com as duas companhias de Rádio Satélite: ainda que Howard Stern’s tenha mudado de FM para a SIRIUS Rádio Satélite, gerando um aumento grande deste serviço, o patamar manteve-se estabilizado em 60% nos últimos dois anos.
arbitron-edison-radio-satellite.gif

O conhecimento sobre Rádio HD praticamente dobrou neste último ano, mas o interesse ainda é muito baixo. Em janeiro de 2007, 26% havia lido algo sobre o assunto recentemente, com parado com 14% em janeiro de 2006; contudo, apenas 6% afirmaram estar muito interessado na questão.

Ainda que o conhecimento sobre podcasting seja considerado alto, o seu uso ainda é muito baixo: em 2006 apenas 22% havia escutado sobre podcast, comparado com os 37% de 2007, mas a proporção dos que utilizaram o serviço aumentou de 11% para 13%.
arbitron-edison-radio-podcasting.gif

“Basicamente na semana, o rádio AM/FM é usado pela maioria da população dos Estados Unidos, e continua a ter um impacto forte em suas vidas”disse Bill Rose, da Arbitron Inc.

“Outro ponto é de que a afirmativa de que os usuários de nova tecnologia não escutavam o rádio de forma análoga é falsa. De fato, os usuários do sistema digital gastaram mais tempo escutando rádio nas ondas magnéticas do que o usuário comum.”

Sobre o estudo: Um total de 1855 pessoas foram entrevistadas para investigar o uso dos norte-americanos na mídia tradicional, online e por satélite; de 17 de janeiro a 18 de fevereiro de 2007, as entrevistas foram feitas por telefone com entrevistados com idade de 12 anos e superior, escolhidas de forma aleatória pela Arbitron Inc.

67 Comentários »

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.